Páginas

Guia do estudante: Gastronomia

Recentemente eu estava pensando que existem muitos cursos bacanas e mais pessoas ainda sem saber o qual fazer! Ou até mesmo pessoas que queiram fazer o curso, mas que não conhecem ninguém que já vivencia esse âmbito da sala de aula e tal... por essas razões eu pensei em criar uma nova coluna aqui no blog chamada: Guia do estudante, que nada mais é do que pessoas que fazem cursos bem bacanas e que gentilmente responderam umas perguntinhas para eu colocar aqui nesse post e em muitos outros que virão sobre os cursos que as mesmas fazem! E ai vamos lá?!

Bom no facebook tem vários grupos de blogueiros né? Em exatamente um deles eu fiz o post e recebi alguns comentários de meninas bem bacanas que toparam compartilhar um pouco mais do curso aqui no Meu Divã, cada uma com o seu curso me deixou encantada só pelas respostas (calma eu não vou trocar de curso eu amo o meu) e tenho certeza que vão curtir essa coluna, que vem recheada de novas ideias para quem quer saber mais sobre vários cursos.


Gastronomia




A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.

Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas (e, muitas vezes, é também um gastrônomo no sentido mais amplo do termo).

Fonte: Wikipédia




A Mari do blog Z de Zoe é estudante de Gastronomia e respondeu algumas perguntinhas para nós sobre o seu curso e eu particularmente fiquei super curiosa com o curso, eu amo cozinhar (mas odeio lavar a louça ahhaah) mas então vamos conferir o que a Mari nos conta?!


1.    Nome e idade: 

Mariana Mendes, 21 anos.


1         2.  Qual o seu curso e semestre?   

Gastronomia, 1° semestre [siiim, bem no comecinho! :D

3. Como resolveu que era isso que você queria?

 Olha, eu já passei um ano em adm e 6 meses no curso de moda, sou uma indecisa por natureza [aproveito pra dizer que se você não sabe o que fazer, não precisa arrancar os cabelos, isso é totalmente natural e acontece com muita gente]. Mas eu sempre amei a cozinha, sempre cozinhei com minha mãe e minha avó, e decidi que não podia ser diferente, eu tinha que fazer gastronomia; vou admitir que de todos os começos de curso esse é o que me sinto mais incentivada, animada e feliz! 

4. Conte para nós um pouco mais sobre ele: 

O curso é de apenas 2 anos, mas saímos com graduação. É na USF de Campinas e foi montado no estilo de ensino europeu de gastronomia. As aulas são na sua maioria práticas e são encantadoras e trabalhosas. A gente se derrete na cozinha, quase corta o dedo, mas só sai amando mais o que está fazendo. E claaaaro, a gente come de tudo o que faz [tem coisa melhor que isso?! Haha].

5. O que te inspirou a fazer o curso?

 Com certeza foi minha família, e o incentivo que sempre recebi na cozinha.

6. Qual o ponto alto e o ponto baixo que você já teve durante o curso? 

Ah, não dá pra falar muito disso nesse pouco tempo. Mas vamos dizer que o ponto baixo até agora é: a professora de terminologia que não dá aula [pois é, hahaha] e o ponto alto é: Ah, esquece! É tudo!!! [haha]

7. Alguém na sua família se opôs referente a sua escolha? 

Não, e isso é uma coisa importante, quando a família apoia a gente sente mais segurança de entrar no curso.

8. Já exerce a função ou faz estágio? 

Não! Só fico fazendo teste na cozinha de casa; mas pretendo fazer isso no próximo semestre, quando já terei uma base melhor.

9. Pretende seguir com a carreira profissional? E porque? 

Eu sei que quero, mas ainda não tenho certeza sobre o que quero, porque o pessoal pensa: Gastronomia, logo cozinha. Mas tem várias ramificações da coisa. Agora o porque é fácil, gastronomia tem crescido demais, e temos poucos profissionais com nível técnico no mercado.

10. Se pudesse voltar ao tempo e ter a opção de escolher outro curso, você escolheria ou continuaria com o mesmo? Se escolher trocar porque faria isso? 

Não. Acredito que já fiz minhas trocas necessárias, agora estou no rumo certo.

11. Como você se vê formada? 

Com um diploma na mão [hahahah]. Brincadeiras a parte, eu me vejo com mais conhecimentos e cheia de oportunidades a minha frente; eu acredito que a inteligência e o conhecimento correto podem nos levar aonde quisermos, junto com a determinação e fibra, claro!

12. Qual a palavra ou frase de incentivo que você deixa para quem está buscando entrar no curso? 

Vai com fé e com força, não tenha medo de descobrir que o curso não é pra você, não tenha medo de recomeçar, mas também não tenha medo de ir frente e seguir seus sonhos!

Quer conhecer mais sobre a mari? Então conheça o blog: Z de Zoe 


Breve vocês irão conhecer novos cursos 
 Beijocas

7 comentários:

  1. Ahh, que legal, Cal!!! O post ficou super!! A coluna com certeza vai ser top, é muito bom compartilhar as nossas experiências! Ficou show, parabéns!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. poxa queria ser corajosa igual ela
    nao consegui trocar meu curso e só tou seguindo com ele pq ja estou prestes a me formar
    mas logo que terminar quero fazer algo legal e que eu realmente goste

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que vc já está em fase final e em pouco tempo estará formada, e quando for escolher um novo curso pensa no que te deixa mais feliz e assim vc não irá se arrepender nunca!

      Beijos

      Excluir
    2. é isso que eu espero
      afzer algo bacana depois dessa fase ruim
      chega dessa depressão mana sério mesmo

      Excluir
  3. Acho gastronomia um curso incrível!!
    Já até pensei em fazer e me especializar mais na área de confeitaria, mas minha paixão é a medicina veterinária mesmo, não tem jeito haha
    Adorei o post!
    Beijocas
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia, adoro cozinhar <3
    E já pensei em fazer essa área, mas optei pelo meu outro amor, a cosmetologia <3

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir

© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo