Páginas

Extraordinário


Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Ano de lançamento: 2012 

Augst Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs a diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.









Eu me apaixonei desde o primeiro instante que vi esta capa linda! Achei tão diferente e fiquei super curiosa em ler a história.
Extraordinário é um livro muito tocante e sensível que trás várias várias lições de vida sobre a aparência, a amizade, a família, o preconceito e o bullyng. O livro mexeu muito comigo, fiquei louca para sentar com a Duda e ler para ela, só que ela é mais sensível do que eu, e tenho certeza que ela iria chorar muito com a história dele assim como eu me emocionei em alguns trechos. O August tem apenas 10 anos, mas já é um menino muito maduro que só quer ensinar aos outros o quanto ele é comum! E não é uma deformidade que fará dele desigual aos outros.

O Auggie (como ele gosta de ser chamado) nasceu com uma doença genética super rara, a diostose bucomaxilofacial, que é o seu problema principal.  Sua mãe, seu pai e sua irmã mais velha Via, são incríveis e fazem o possível para que sua vida seja alegre e normal como de qualquer outra criança porque embora August seja diferente, o tratam com muito amor e dedicação. Acho linda a forma como a mãe dele descreve o parto e como as pessoas do hospital ficaram. A mãe do Auggie é quem leciona ele em casa e a  família dela é brasileira *-*.

"Extraordinário" é daqueles livros que te prendem já nas primeiras páginas e tem a narrativa bem simples com capítulos super curtinhos (todo começo de capítulo tem um título bem bacana que deixou o livro bem dinâmico)  A narrativa está em primeira pessoa com boa parte do livro contada pelo Auggie e as outras por Via; Miranda; Jack, seu amigo; Justin, namorado de Via e Summer, sua amiga. Em cada parte vamos conhecemos os sentimentos dessas pessoas e como é sua relação com o August. 


Durante toda a leitura eu fiquei  com uma enorme vontade de abraçar o August e lhe falar palavras de incentivo que só o deixasse mais feliz. Ele não se faz de coitadinho e tem muito bom humor, o que achei demais, apesar de sofrer com as reações dos outros. Com todo o amor que ele recebe em casa, ele consegue enfrentar as adversidades da vida e conhecer pessoas super legais. No começo ele passa por situações terríveis de bullying que é um trauma para qualquer criança e é muito difícil para ele. A amizade entre ele e sua cachorrinha é a coisa mais linda porque ela o aceita incondicionalmente independente da aparência de seu rosto e me emocionei num trecho entre eles. 


Extraordinário é um livro fantástico. A linguagem é ótima para qualquer idade e a história é tocante, divertida e que nos faz pensar. Recomendo para todos porque é uma leitura quase obrigatória!!!

"Não julgue um  livro menino pela capa  cara"










Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo